segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ano Novo... hora da faxina para começar tudo de novo!



O ano começou!  Com ele, alguns tem uma "estranha" mania de se prometer a começar a ler aquele livro que tanto quer ler, iniciar a dieta, começar a malhar, conquistar aquele sonho, mudar de emprego, conseguir um(a) namorado(a), ou então, até mesmo, ser mais organizado, enfim... promessas! O detalhe é quando não conseguimos cumprir o prometido. Sempre algo, uma "força maior", nos tira do foco e ... lá se foram dias, meses e daí esperamos terminar o ano para iniciar o próximo e  nos prometermos tudo novamente.

Tudo bem. Todos nós somos tentados a nos distrair diariamente, mesmo quando precisamos nos concentrar. Se servir de consolo, algumas pessoas não conseguem interromper a verificação dos e-mails e ficam no computador por horas. Outros são atraídos pela televisão e assim por diante. Confesso que não gosto muito de televisão, mas no computador... este é exatamente o meu perfil, vivo me distraindo com qualquer coisa (qualquer coisa mesmo), muitas vezes começo a redigir um e-mail e lembro que preciso pesquisar algo na internet, e isso me lembra outra e assim por diante. Tanto que fiquei um bom tempo sem escrever no blog. Sempre preciso me lembrar de não esquecer que, através do coaching, aprendi a escrever as tarefas e selecionar as prioridades  para me manter focado.

Você se distrai facilmente?
Distrair-se de vez em quando está ok, mas o problema surge, quando as distrações começam a impactar significativamente a nossa produtividade. 
A razão pela qual procuramos as distrações é porque queremos diversão a curto prazo. Mesmo sabendo que deveríamos estar centrados. Isto é obviamente contraproducente uma vez que as distrações acabam atrasando o nosso maior impulso de prazer, que é o de completar a tarefa. 

Tente estas dicas:
Para reduzir o número de vezes que você sabota o seu foco ao longo do dia, tente estas dicas: 

1. Identifique suas distrações. Às vezes, reconhecendo a distração ajuda a reduzir o impacto sobre o trabalho. 
2. Decidir o que é um nível aceitável de distração para você.  
3. Programe o temporizador e defina o comprimento de tempo que você quer trabalhar sem distrações. 
4. Se sua distração pode ser desligada, então desligue. Desligue o indicador de nova mensagem no seu e-mail, desligue a televisão, desligue o celular, etc.
5. Crie lembretes visuais para ajudar a mudar o seu comportamento. Se você pega o telefone apenas para  verificar se recebeu novas mensagens de texto, coloque um post it sobre o seu telefone, assim você terá que removê-lo para olhar a tela do seu telefone. 
6. Finalmente, não fique frustrado se escorregar um pouco e se distrair. Demora cerca de um meses para adquirir um novo hábito.  

Você se conhece? Reflita!

Qual é a sua maior distração e o que você pode fazer para reduzir esse impacto em sua produtividade?

Bom, acredito que agora já dá para começar a planejar um ótimo 2012 e, devagar, ir conquistando as metas e realizações!

Feliz ano novo! Que seja um ano repleto de grandes conquistas!
Christiano Mattos

Um comentário:

  1. Adorei isso Chris, sou exatamente isso ai em cima..rsrs! me distraio com muita facilidade, fico "presa" nos emails e internet, pesquisando, pesquisando e pesquisando, ai quando vi, já está tarde da noite para produzir de fato alguma coisa! Mas estou trabalhando nisso. Vamos ver no que vai dar!
    Parabéns pelo talento e trabalho amigo! Que ele gere frutos de merecimento, nem preciso falar né, mas ta falado e desejado!
    Beijocas, te amo!

    ResponderExcluir