sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Uma introdução aos mapas mentais, com uma visão geral de suas aplicações e benefícios.




Mapa Mental é um dos métodos mais simples e eficientes de registro de informações. Ele pode ainda contribuir enormemente para o desenvolvimento da inteligência, e também para a vida diária como uma base para o desenvolvimento do pensamento estruturado e a agilidade mental. 

É um método de análise que permite organizar com facilidade os pensamentos e utilizar ao máximo as capacidades mentais. Em alguns casos foram medidos aumentos de 400% na memorização. Funciona como uma ferramenta de planeamento e organização dos pensamentos, não só para temas considerados complexos, mas também para coisas simples do nosso dia-a-dia, como: gerar novas ideias, obter uma visão global duma situação ou de um projeto, planejar uma viagem, estudar com eficácia e diversão, são algumas das aplicações práticas dos Mapas Mentais.

A nossa imaginação é ilimitada e como sabemos “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Por isso, o método utiliza as nossas capacidades mentais naturais de “associação” e “Imaginação” e faz uso das imagens ou símbolos que a nossa mente cria quando pensamos em determinado tópico e gera uma série de associações que clarificam e nos dão uma visão global sobre o tema que estejamos a trabalhar. Devido à sua enorme eficácia, as maiores empresas do mundo, executivos e estudantes utilizam-no com cada vez maior frequência.

A última década do século XX caracterizou-se, no que diz respeito às teorias educacionais, pela busca do "aprender a pensar". Os anos noventa foram pródigos no surgimento de novas teorias de desenvolvimento cognitivo. Aprender a pensar para ensinar a pensar - desafio que se estendeu a este início do século XXI.
Como usar mapas mentais 


Diferentes usos, diferentes estratégias

Uma vez que você disponha de uma mapa mental, a maneira de usá-lo varia conforme a finalidade. Uma primeira diretriz para quando você for olhar um mapa mental pela primeira vez é: 

Não olhe para todo o mapa de uma só vez!

Olhe para o tópico central, certifique-se de que entende o contexto do mapa. Depois olhe os tópicos de primeiro nível, dando-se um tempo para criar uma visão geral desse nível. Só depois passe aos níveis mais detalhados. Alguns mapas mentais com conteúdo novo para você podem requerer, para que sejam bem compreendidos, que você obtenha informações da fonte original, como um livro ou artigo.

Veja a seguir alguns usos e respectivas sugestões de estratégias.

Para planejamento

No caso de eventos, como festas, quando for escolher o que vai ter ou acontecer, simplesmente olhe o mapa mental e faça suas escolhas. Outra maneira é fazer o seu planejamento normalmente e usar o mapa mental depois, como uma lista de verificação, para completar ou enriquecer o que já fez.

Para memorização e lembrança

Se seu propósito é memorizar, para que você se lembre o mapa mental deve estar acessível e estável em sua mente, como por exemplo no caso em que você vai ministrar uma aula ou palestra ou ainda fazer uma prova. Pela praticidade de um mapa mental, você pode aproveitar até momentos potencialmente improdutivos para fazer isto, como ônibus, filas e outras esperas.

Se você não quer exatamente memorizar um mapa mental, mas sim se lembrar de algo quando achar apropriado, pode imprimir o mapa e carregá-lo na bolsa, pasta ou carteira..

Para aprendizagem

Talvez você se lembre de algum assunto que conhece bem porque leu sobre ele, respondeu perguntas, discutiu com alguém, questionou, enriqueceu, validou... Creio que essa é a melhor maneira de aprender algo: aplicar esse algo para algum propósito e conviver, ter experiências com o conteúdo. Quando sabemos algo bem, tipicamente temos modelos mentais ricos sobre esse algo, resultado de experiências variadas.

Assim, elaborar um mapa mental de um conteúdo já é um passo na direção de aprender esse conteúdo. Revisá-lo, criticamente ou não, mais um. Usar o mapa para algum propósito prático é outro grande passo. Apresentar o mapa para alguém, mais outro. Cada experiência consolida um pouco mais seu aprendizado, que tem um começo mas nunca terá um fim, porque sempre se pode descobrir e aprender algo a mais sobre qualquer coisa.


Fonte: mapasmentais.com.br


Software de Mapas Mentais

Software Gratuito:

FreeMind – Programa gratuito, feito em Java e assim compatível com vários sistemas operacionais. Permite legendas (ícones), hyperlinks, envoltórias coloridas em ramos e exportação para página Web com controle de contração e expansão de tópicos. Permite imagens em tópicos, mas estas ainda não são incorporadas ao arquivo do mapa mental (até a versão 0.8.0). Não requer instalação, é só descompactar. O FreeMind vem evoluindo constantemente nos últimos anos.

No site você vai encontrar também indicações de outros programas grátis de mapas mentais (veja o link Alternatives to FreeMind).

Software de uso Comercial:

EasyMapper – O programa de mapas mentais com a mais alta produtividade de edição. Insere, formata e posiciona tópicos mediante digitação simples, formata linhas e bordas, faz layout automático. Insere e formata imagens de arquivos, da galeria própria e da área de transferência. Permite hyperlinks em tópicos. Exporta a imagem do mapa mental e o texto para páginas Web e Word e troca dados básicos de tarefas com o MS-Project. Tem zoom, imprime em múltiplas páginas e escala o mapa mental para impressão. Pesquisa texto em tópicos.

Sua interface prioriza a visualização do documento e facilita o acesso aos botões de controle com uma paleta. Tem dezenas de modelos de estrutura de mapas mentais, o que o torna muito conveniente também para iniciantes.

Em português. Versão de avaliação, permite 30 execuções, depois não salva até ser registrado.

Fonte: easymapper.com.br



Vamos praticar?
O Prof. Felipe Lima explica sobre o Capítulo 07 do livro: "Como Passar em Provas e Concursos"

Como utilizar a ferramenta de mapas mentais para ajudá-lo a sintetizar, planejar, organizar, resumir idéias de uma forma visual, intuitiva e de fácil assimilação. 

Christiano Mattos
Coach e Analista Comportamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário