terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Quem fez muitas promessas de ano novo?


Aqui vai uma dica para conseguir colocar as promessas de ano novo em prática.

Sempre que um(a) cliente inicia uma sessão de coaching comigo, logo lhe presenteio com um caderninho e uma caneta especial - especial porque possui o encanto de registrar todos os sonhos, desejos de conquistas e registros pessoais do cliente.

Assim que os entrego, oriento a escrever cada sonho, cada meta, cada promessa - aqui cabem os de ano novo. Peço para que descreva como pretende chegar a esse objetivo e o prazo. Além disso, buscamos visualizar como será viver aquele momento. E juntos, estipulamos um sinal que servirá de alerta para que possamos sempre manter o foco e ainda, que me possibilite, como coach, auxiliar a conquista na fiscalização das metas rumo ao objetivo desejado.

E logo explico que, quando a gente coloca no papel nosso objetivos, fica muito mais fácil de chegar ao final do processo com as metas concluídas. Materializamos o pensamento.

Eu já comprei meu caderninho de ano novo! E para você, faz sentido a idéia?

Como planejar as metas

Por exemplo:
Objetivo: Emagrecer
Status Atual: 100kg - Status Estimado: 90 Kg
Tática: Entrar na academia e mudar os hábitos alimentares.
Prazo: 9 meses.

Objetivo: Falar Francês
Status Atual: Iniciante - Status Estimado: Intermediário
Tática: Fazer um intensivo e intercâmbio de 1 mês na frança.
Prazo: 12 meses.

(Como coach auxilio ao cliente a não perder o foco. Por exemplo, dividimos o objetivo em pequenas metas, monitoramos as ações propostas, como os exercícios propostos para realizações das metas, incentivo a romper os limites com perguntas e reflexões desafiadoras, reavaliamos sempre o cenário atual, buscamos autoconhecimento do cliente para uma melhor performance, desenvolvemos habilidades, enfim... é um mergulho no universo do cliente.)

Coloque seus planos no papel e, se precisar de auxílio, entre em contato!
BOM ANO!

Christiano Mattos

Um comentário:

  1. Chris, ainda não comprei o meu, mas já comecei o planejamento na cabeça e até ja comecei a trabalhar em prol de alguns. Não fiz a projeção de prazos e etc, mas estou me movimentando e quando ficar pronto, ficou..rsrs. Mas vou tentar o caderninho, acho que pode ser muito útil! E vamos que vamos!
    Beijocas

    ResponderExcluir