segunda-feira, 20 de junho de 2011

Como Nossos Pais 1/5 - Cá entre nós...

 

A composição de Belchior ficou muito conhecida na voz de Elis Regina. A letra da música: "Como nossos pais" servirá de base para um bom papo sobre coach durante esta semana. Então, convido você a mergulhar comigo nesta maravilhosa melodia e refletirmos um pouco. Para começar, vamos por este trecho abaixo:

Não quero lhe falar,
Meu grande amor,
Das coisas que aprendi
Nos discos...
Quero lhe contar como eu vivi
E tudo o que aconteceu comigo


Uma das necessidades essenciais de todo Ser Humano é ser ouvido. Quem não gosta de contar sobre a própria vida? Mas não contar, por contar. Contar e ser ouvido. Falar de nós mesmos, de nossas experiências, compartilhar nossos aprendizados, relatar aventuras, segredos, conquistas, sonhos... Ah! Sonhos. Falar de sonhos então, faz a gente suspirar.
Todo mundo tem algo a dizer. - Até o final do mês vou postar entrevistas aqui no blog - E como Coach, tenho que exercitar diarimente a arte de ouvir o outro. Concordo com o conferencista, consultor de empresas e professor Julio Sergio Cardozo quando ele diz que somos capazes de mudar a vida de alguém com o simples ato de ouvir. E que não podemos esquecer que ouvir é uma arte e a recompensa não tem preço! É verdade! As pessoas têm dificuldade de ouvir o outro, se manter no silêncio e entender aquela voz incontida em meio a tanta falta de atenção desse mundo enlouquecedor. 
"Oh! O que fazer, o que fazer?"
Como se não bastasse, mal conseguimos ouvir nossa própria voz. E isso faz uma diferença tão grande. Quem já participou de um processo de coaching sabe disso. Sempre temos nossas próprias respostas, mas quase nunca paramos para ouvir a nós mesmos. Isso também quando não estamos com a mente atordoada e confusa em meio a vários questionamentos. Isso se dá porque nós somos produtos do nosso passado. Somos o que acumulamos de experiências vividas e às vezes esquecemos que não precisamos ser prisioneiros delas!
Existem muitas questões na vida que podem nos prender, nos amarrar, impedindo-nos de avançarmos. Tais como a desorganização mental, ou até mesmo o ativismo, seja ele profissional, seja no dia a dia. Tudo isto coopera para uma vida bagunçada, em descompasso com o que é realmente importante e bom. Alguém já disse com propriedade: "Vidas bagunçadas geram pessoas bagunçadas!"
Um bom Coach  sabe ouvir na essência.  Não importa o quanto o coachee (cliente) chegue atribulado. - Aliás, cá entre nós, melhor. Pois a sensação de conquista ao final do processo será maior! - Mas coaching não é terapia. Então questões passadas somente servem para dar base. Trabalhamos com o presente rumo ao futuro, com foco no objetivo. A desorganização mental e o ativismo são trabalhados por grau de prioridades e de comprometimento. Naturalmente, o coachee se organiza quando percebe que aquilo não faz muito sentido para ele quando pensa no objetivo. Mas em todos os casos é preciso ouvir um pouco sobre o passado para trabalharmos o presente e alcançarmos um futuro desejado. Levantar valores e crenças do coachee, identificar o quanto ele carrega de seus pais, ressignificar momentos não tão bons na vida dele, trabalhar suas habilidades e potenciais para o alcance de sua meta, e até mesmo, orientá-lo que o mesmo não está ouvindo a própria voz! E aí que mora o "segredo" do coaching!
Ouvir na essência é achar o mapa do atalho que nos levará à meta do coachee. É como descobrir o segredo responsável pela realização de seu sonho, pela alavancada ao seu sucesso! 
Agora é contigo. Convido você a escrever lá embaixo um pouco sobre você. Gostaria de ouví-lo(a). Responda: quem é você hoje? 
Se estiver em dificuldades ou até mesmo se estiver passando por um momento confuso, entre em contato comigo. Podemos conversar sobre. O coaching pode te ajudar. Te espero! Eu acredito no seu potencial para tomar as rédeas de sua vida. Eu acredito em você! E você?

Amanhã, continuaremos...
"Viver é melhor que sonhar"


Christiano Mattos
Assessor em Comunicação
Analista Comportamental e Coach
            christiano_mattos@hotmail.com
            (027) 8181-4414

Nenhum comentário:

Postar um comentário