sábado, 25 de junho de 2011

Como nossos pais 3/5 - “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”

Continuando... Hoje o trecho selecionado foi:


Eu sei que o amor
É uma coisa boa

Amor!! Merece destaque.
De acordo com o dicionário inForma: Amor significa: (ô) s.m.(o)

1- Afeição profunda a outrem, a ponto de estabelecer um vínculo afetivo intenso, capaz de doações próprias, até o sacrifício.
2. Dedicação extrema e carinhosa.
3. Sentimento profundo e calorosode atração que um sexo experimenta pelo outro.
4. Apego.
5. Carinho; ternura.
6. Cuidado; zêlo.
7. Fig. Pessoa amada, ser amado. s.m.pl.(os)
8. Relações amorosas; namoro 

 Infelizmente tenho notado tanta gente carente de AMOR verdadeiro! Pessoas que estão em busca de uma "Cara metade", pessoas que de tão corridas, não tem tempo para uma ligação, pessoas que vivem, ou até mesmo dormem na mesma cama e não se beijam, ou se abraçam, pessoas que não dão um sorriso para outras, pessoas que nem mesmo conseguem se amar. Triste! Mas meu foco não é no que está acontecendo de não tão bom. Sei que temos o direito de errar e ainda mais, podemos aprender com todas as circunstâncias. Então o que quero dizer é que, apesar da mídia massificar que o mundo está um caos, que o Ser Humano está cada vez mais não confiável, que com o avanço da tecnologia as relações interpessoais se esfriaram... eu digo: O Mundo é maravilhoso porque nós Humanos fazemos coisas maravilhosas! 
Basta acreditarmos!
É sim! Tem muita gente emanando AMOR por aí. E tem muita gente se acovardando de emanar, porque tem vergonha, ou falta de atitude, ou sei lá qual a desculpa e o auto-boicote. Mas sei que o Mundo tá cheio de gente com uma vela acesa nas mãos achando que está solitário. Estamos não. Só precisamos nos unir e fazer nossa LUZ irradiar e aquecer mais aos outros. 
As pessoas temem ser amorosas. Parece que ser amoroso atualmente é ser bobo ou patético. Filhos não pedem mais bênção para ir deitar, aliás muitos nem conversam com os pais. Pais não mais dizem eu te amo para seus filhos com receio de parecerem "'caretas" para eles. Não podemos deixar de aproveitar o melhor da vida, não é mesmo?
Dr. Gary Chapmam
Um estudo bacana sobre isso foi realizado e publicado após trinta anos de aconselhamento à casais e famílias. O antropólogo Dr. Gary Chapmam e autor do livro: "As cinco linguagens do Amor" ficou convencido de que existem cinco linguagens básicas pelas quais o amor é expresso e compreendido.
Ele relata que cada Ser Humano nasce com uma forma de identificar, dar e receber amor. A isso chamaremos "linguagem" e às diferentes formas de expressá-la de "dialetos".
Tentar expressar amor em sua própria linguagem à alguem que possui outra é o mesmo que fazer uma declaração em hebraico para alguém que só fala alemão!
"Eu te amo do meu jeito! Dá pra entender?"
O primeiro passo é identificar qual a sua linguagem, e em seguida qual a da pessoa envolvida. Com isso será possível tanto expressar amor de forma que a pessoa se sinta amada como também levar ela à percepção de qual é a linguagem que faz com que você receba de forma efetiva sua expressão de amor.
Ah!! Risos. Então é por isso que alguns casais sempre brigam, mesmo se amando muito!!!! É por isso também que sempre ouvimos aquela frase: "Te amo do meu jeito" ou então: " A minha forma de dizer eu te amo não é igual a sua. Eu prefiro demonstrar que dizer." Puxa vida! Se tivessem me contado isso antes eu poderia ter ajudado um casal amigo. (Para não dizer que foi um relacionamento antigo meu. Risos)

As cinco linguagens do amor são:
  1. Palavras de Afirmação: são sentenças experssas em: elogios como " O jantar estava ótimo", afirmações, (ex: acho que você faz isso muito bem), e incentivos como " vai dar tudo certo";
  2. Qualidade de Tempo: é a dedicação de um tempo exclusivo, ainda que pequeno. As expressões ou dialetos podem ser: conversas de qualidade, passeio, assistirem tv juntos, etc;
  3. Presente: o que menos importa é o valor financeiro. Pode ser colher uma flor, comprar uma pizza, dar uma jóia ou escrever um bilhetinho de amor;
  4. Gestos de serviços: aqui o que você faz fala mais alto do que qualquer palavra. Dialetos: lavar a louça, consertar a fechadura, levar o lixo pra fora, etc;
  5. Toque físico: o importante é saber quando, como e onde tocar a pessoa. Ex: beijos, abraços, cutucão com o cotovelo, por a mão no ombro, relações sexuais, etc;
Mata Amritanandamayi.
Todos têm uma linguagem principal, e ainda que você diga: "Eu te amo" nas outras quatro linguagens, a pessoa com quem você quer falar continuará sentindo apenas sua indiferença.
Achei em uma matéria da revista Vida Simples, da editora Abril, um exemplo de altruísmo, de uma pessoa que utiliza ao máximo as linguagens do amor: a guru indiana Amma (mãe, em sânscrito) - Mata Amritanandamayi. Ela tem um hábito muito especial. O de abraçar. Pode parecer banal, mas não é. O abraço dela, como é conhecido, aconchega, pacifica, acalma. Para alguns chega a abençoar. Amma é reconhecida pelas Nações Unidas por seu trabalho humanitário e por promover a paz no mundo. No início do ano passado, em meados de agosto, ela esteve pela primeira vez no Brasil, numa expedição à America Latina. Nos três dias em que esteve no Rio de Janeiro, estima-se que ela tenha abraçado mais de 15 mil pessoas, que se aglomeraram no hotel onde ela estava hospedada.
Mariana Sgarioni
O relato da jornalista Mariana Sgarioni que recebeu um abraço dela foi: "A sensação foi inexplicável. Ela colocou meu rosto contra seu peito, balbuciou em meu ouvido algumas palavras em sânscrito, enquanto me envolvia em seus braços fofinhos, beijava minha testa e colocava uma maçã em minhas mãos. Eu sentia o perfume de pétalas de rosas de sua roupa e a sensação de que, sim, o maior amor do mundo existe. E Ele estava bem ali." 
Eu até iria escrever um pouco mais para finalizar o meu texto. Mas estou tomado por uma forte energia contagiante do que já escrevi. Por isso, vou respeitar o AMOR e deixar abaixo duas frases da Amma para  nossa reflexão. Tenho certeza que elas falarão muito melhor que o Amor é uma coisa boa! Aliás, Ótima! Ainda, quem quiser deleitar-se mais e saber sobre a guru, os sites www.ammabrasil.org e e.amritapuri.org/blogs são boas opções. 
 
"A alma precisa tanto de amor quanto o corpo precisa de comida" Mata Amritanandamayi.

"A verdadeira felicidade é quando o Amor que está dentro de nós encontra expressão em atividades externas."
 Mata Amritanandamayi.

Para aqueles que já querem tomar atitude e colocar mais em prática as 5 linguagens do Amor, do Dr. Gary Chapmam, vale conferir as 24 idéias de surpresas incríveis, que realmente irá fazer balançar o coração, que a revista capricho postou em seu site: www.capricho.abril.com.br
  
“Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Mateus 19.19)


Serviço:

Revista Vida Simples
E-mail: vidasimples.abril@atleitor.com.br

Organização Amma Brasil

Livro: "As cinco linguagens do Amor"
Editora: Mundo Cristão

Christiano Mattos
Assessor em Comunicação
Analista Comportamental e Coach
            christiano_mattos@hotmail.com
            (027) 8181-4414

Nenhum comentário:

Postar um comentário