Eles são os profissionais que ajudam as pessoas a serem ouvidas, notadas, amadas e ainda terem o direito de errar. Tudo o que eles fazem é trazer, em parceria com o cliente, as ferramentas certas para que o mesmo consiga bater um bom papo consigo. Um encontro com as próprias respostas para alcançar o próprio objetivo. Eles são Coach!
Segundo a Global Coaching Community (GCG), e o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), que acabou de formar, no último dia 12 de Junho, a sua primeira turma aqui no Espírito Santo, O Coach profissional possibilita uma parceria progressiva que auxilia os clientes (coachee) no alcance de resultados positivos em suas vidas. E que consequentemente criam sentimentos de realização pessoal e profissional. Através do processo de Coaching, clientes conquistam aprendizados, desenvolvem novas habilidades, melhoram seu desempenho e qualidade de vida.
Em cada sessão, cliente e coach trabalham com um foco de conversação. O coach é responsável por contribuir com observações, questionamentos, feedbacks, técnicas e ferramentas para o aprimoramento intelectual, comportamental e emocional do cliente. A interação entre coach e coachee cria um ambiente seguro para clareza de valores, definição de metas, tomada de decisão, planejamento de vida e carreira e, principalmente, ação.
É válido ressaltar que o Coaching não é mentoring, terapia, aconselhamento, treinamento, consultoria e nem ensino. De acordo com José Roberto Marques, Master Coach Trainer e Diretor Presidente do IBC, coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente), onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através de identificação e desenvolvimento de competências, como também do reconhecimento e superação de adversidades.
É uma atividade pouco conhecida entre a Sociedade Capixaba não corporativa. Entretanto, muito bem quista para quem conhece o processo realizado. Hoje em dia, as principais áreas de atuação do Coaching são: Profissional (negócios, carreira, executivo) e Pessoal (vida, esportes saúde, relacionamentos, finanças entre outros). A recente pesquisa de Harvard na Indústria, publicada em 2009 na Harvard Business Review Survey, encontrou que a popularidade e aceitação do coaching como ferramenta de liderança continua crescendo mesmo no atual escasso momento de negócios porque funciona. Constatou também que: mais de 48% das companhias agora usam coaching para desenvolver Alta Performance em capacidades de liderança. Foi detectado que a taxa média por hora do coaching é de 500 dólares (de no mínimo 200 a no máximo 3.500 dólares) e o típico trabalho de um coaching varia de 7 a 12 meses.
As pessoas que não vivem no meio corporativo descobriram o poder do Coach por constatarem resultados significativos após a proposta. De acordo com a Fonte Folha SP, pessoas que passaram por “coaching” melhoraram 90% em produtividade, 80% se mostraram mais abertos para mudanças organizacionais e 70% deles conseguiram melhorar o ambiente e relacionamento no trabalho. Já a Revista Você S/A publicou que uma recente pesquisa (PUC CAMPINAS) ralizada com 10 executivos que passaram pelo processo de coaching aponta que 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir, 80% melhoraram a flexibilidade, 80% aprenderam a aceitar melhor as mudanças e 70% evoluíram a capacidade de se relacionarem.
Em resumo, podemos dizer que, se em nosso principal objetivo está a necessidade de ser ouvido, notado, reconhecido, amado e receber o direito de errar, (perdoar a si mesmo e aos outros) o coach é o “cara” que pode nos auxiliar!
Conheça um pouco sobre a História
Numa pequena cidade da Hungria – Kócs, em 1400, se desenvolve carruagens. A novidade recebeu o nome de “kocs”. Um pouco mais tarde, para os ingleses “coach”. que denominaria o condutor das carruagens. A pessoa que transporta outra de um lugar para outro.
Por volta de 1830, ainda na Inglaterra, na Oxford University, bem como em outras universidades inglesas, a utiliização do termo Coach estava referida ao tutor de uma pessoa, que também era chamado de Coach. O tutor era a pessoa que ajudava a outra a se preparar para os exames.
Em 1950 a palavra Coaching foi, pela 1ª vez, relacionada a negócios como um processo para gerar resultados.
Em 1960, nos Estados Unidos e Canadá foi introduzido no programa educacional sendo trabalhado como Coaching de Vida, para ajudar pessoas a resolver problemas.
A partir da década de 80, os programas de liderança mundiais incluíram o conceito de Coaching Executivo e o mundo dos negócios começou a incorporar esse processo como a mais poderosa ferramenta para obter resultados positivos atravessando as constantes mudanças e pressões com suporte, segurança, ajuste e com recursos para ir em frente. Sempre com o foco no resultado positivo.
No meio esportivo a utilização do Coaching é significativa.
Hoje em dia, as principais áreas de atuação do Coaching são: Profissional (negócios, carreira, executivo) e Pessoal (vida, esportes saúde, relacionamentos, finanças entre outros).
No Brasil, começou a ser mais difundido apenas há 10 anos, ainda muito timidamente, seguindo diretrizes organizacionais das matrizes que se encontravam, principalmente, nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Austrália.
Atualmente, está em franco processo de consolidação. Os números de crescimento afirmam que a estratégia já foi aceita pelo mercado brasileiro.
Christiano Mattos
Assessor em Comunicação
Analista Comportamental e Coach
(027) 8181-4414
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